Instruções do Exame

Mononucleose Anticorpos Heterófilos

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO
A Mononucleose Infecciosa é uma doença infecciosa aguda, sendo o seu agente etiológico o Vírus Epstein Barr (EBV). A infecção primária em crianças é na maioria das vezes assintomática. Adolescentes e adultos, normalmente desenvolvem Mononucleose Infecciosa como resposta à primo-infecção do EBV. A transmissão se faz provavelmente pela saliva. O período de incubação é de 5 a 15 dias, podendo ser maior. Como outros Herpesvírus, o EBV pode persistir na forma de infecção latente, com o DNA viral estocado no núcleo de alguns linfócitos B. Reativações assintomáticas são comuns, e aproximadamente 20% dos adultos normais apresentam o EBV na saliva.
O Vírus Epstein Barr é um herpesvírus humano (HHV Tipo 4), que também está relacionado a etiologia de alguns carcinomas: carcinoma nasofaríngeo, linfoma de Burkitt, doenças linfoproliferativas na presença de imunossupressão ou ligada ao fator X (Doença de Duncan).
Principais sintomas clínicos, febre, linfoadenopatia, dor de garganta, sintomas tóxicos (mal-estar, anorexia e mialgia), esplenomegalia em 50% dos casos.
Rash cutâneo em 15% dos casos, quando administrado ampicilina, ocorre em 90% dos casos. Outras manifestações: hepatite e envolvimento do SNC.

DOENÇAS RELACIONADAS
Mononucleose infecciosa, Linfoma de Burkitt